Textos das Provas de Artes #PM ou #PB


Colégio Anglo Módulo
Disciplina : Artes
Professora : Márcia
Fernanda
8º ano







ASPECTOS DA VIDA E OBRA DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO

Biografia
Arthur Bispo do Rosário (Japaratuba SE 1911 - Rio de Janeiro RJ 1989). Artista visual. Em 1925, muda-se para o Rio de Janeiro, onde trabalha na Marinha Brasileira e na companhia de eletricidade Light. Em 1938, após um delírio místico, apresenta-se a um mosteiro que o envia para o Hospital dos Alienados na Praia Vermelha. Diagnosticado como esquizofrênico-paranóico, é internado na Colônia Juliano Moreira, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Entre 1940 e 1960, alterna os momentos no hospício e períodos em que exerce alguns ofícios em residências cariocas. No começo da década de 1960, trabalha na Clínica Pediátrica Amiu, onde vive em um quartinho no sótão. Ali, inicia seus trabalhos, realizando com materiais rudimentares diversas miniaturas, como de navios de guerra ou automóveis, e vários bordados. Em 1964, regressa à Colônia, onde permanece até a sua morte. Cria por volta de 1.000 peças com objetos do cotidiano, como roupas e lençóis bordados. Em 1980, uma matéria de Samuel Wainer Filho para o programa Fantástico, da TV Globo, revela a produção de Bispo. Dois anos depois, o crítico de arte Frederico Morais inclui suas obras na exposição À Margem da Vida, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ. O artista tem sido enfocado em filmes de curta e média-metragens; em livros, como Arthur Bispo do Rosário: o Senhor do Labirinto, de Luciana Hidalgo; e ainda em peças teatrais. Em 1989, é fundada a Associação dos Artistas da Colônia Juliano Moreira, que visa à preservação de sua obra, tombada em 1992 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural - Inepac. Sua produção está reunida no Museu Bispo do Rosário, denominado anteriormente Museu Nise da Silveira, localizado na antiga Colônia Juliano Moreira.

Nascimento/Morte
1911 - Japaratuba SE - 16 de março
1989 - Rio de Janeiro RJ - 5 de julho

Cronologia
 Artista visual
1925/1926 - Rio de Janeiro RJ - Ingressa na Escola de Aprendizes da Marinha
1925/1989 - Rio de Janeiro RJ  - Vive nessa cidade
1926/1933 - Rio de Janeiro RJ - Marinheiro e pugilista. Consta que foi campeão brasileiro e sul-americano de boxe pela Marinha na categoria peso leve
1933/1937 - Rio de Janeiro RJ - Trabalha na companhia de eletricidade Light como lavador de bonde e borracheiro. Um acidente de trabalho leva-o a mover uma ação judicial quando conhece o advogado Humberto Leone
1937/1938 - Rio de Janeiro RJ - Trabalha na casa do advogado Humberto Leone, fazendo todo tipo de trabalho doméstico e negando-se a receber salário. No dia 22 de dezembro de 1938, teria visto Cristo descer no quintal da casa acompanhado de sete anjos azuis. Com a visão tudo mudaria em sua vida; proclama-se Jesus Cristo e é internado no Hospital dos Alienados na Praia Vermelha
1939 - Rio de Janeiro RJ - É transferido para a Colônia Juliano Moreira, com diagnóstico psiquiátrico de esquizofrênico-paranóico. É alojado no pavilhão reservado aos pacientes mais agressivos e "agitados"
1939/1989 - Rio de Janeiro RJ - Produz por volta de mil objetos com elementos de seu cotidiano, como roupas e lençóis bordados (estandartes) e objetos recobertos com linha azul desfiada de uniformes dos internos "para ofertar ao Todo-Poderoso no dia do Juízo Final"
1944/1948 - Rio de Janeiro RJ - Trabalha como porteiro de hotel, em escritório de advocacia e como guarda-costas do senador Humberto Marinho
ca.1960 - Rio de Janeiro RJ - No início dos anos 60 trabalha como "faz tudo" na Clínica Pediátrica Amiu, onde reside isolado no sótão e desenvolve grande parte de sua produção artística
1964/1989 - Rio de Janeiro RJ - Volta para a colônia e passa a "reconstruir o universo" por meio de objetos
1980 - Rio de Janeiro RJ - Samuel Wainer Filho realiza matéria para o programa Fantástico, da TV Globo
1980 - Rio de Janeiro RJ - O fotógrafo Hugo Denizart (1946) produz o livro Região dos Desejos
1982 - Rio de Janeiro RJ - Hugo Denizart realiza o curta-metragem O Prisioneiro da Passagem
1989 - Rio de Janeiro RJ - Fundada a Associação dos Artistas da Colônia Juliano Moreira com o objetivo principal de preservar e promover as obras de Arthur Bispo do Rosario
1992 - Rio de Janeiro RJ - Tombamento integral das obras do artista pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural
1993 - Brasil - Primeira exibição na televisão em rede nacional do média-metragem O Bispo do Rosário Passado: Arqueologias
1996 - Rio de Janeiro RJ - Lançamento do livro Arthur Bispo do Rosário: O Senhor do Labirinto, de Luciana Hidalgo
1999 - Aracaju SE - O grupo de teatro sergipano Imbuaça monta a peça Senhor dos Labirintos, reconstruindo a vida e o universo do artista
Obras
 Manto de Apresentação (detalhe) , s.d.
tecido, fio e corda
219 x 130 cm
Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Reprodução Fotográfica Vicente de Mello
  
Emocionais, de Helena Rocha e Miguel Przewodowski
Canecas , s.d.
32 canecas de alumínio, madeira, papelão e fios de arame
110 x 48 x 10 cm
Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Vinte e Um Veleiros , s.d.
madeira, plático e tecido
90 x 60 x 36 cm
Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Reprodução Fotográfica Vicente de Mello

Talheres , s.d.
49 colheres de sopa, 10 de chá, 4 de café e 5 de sobremesa, 10 garfos, 6 facas de metais diversos e 2 caixas de papelão Hércules contendo 7 colheres cada uma; madeira, papelão, plástico, pregos, fita de tecido e fórmica
137 x 47 x 9,5 cm
Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)
Reprodução fotográfica Vicente de Mello

Comentário Pessoal
A obra de Arthur Bispo do Rosário nos revela um artista diferente, e  mesmo de dentro de um manicômio, para onde foi levado, devido ao fato de se apresentar como o Cristo,  consegue chamar a atenção do público e críticos para sua forma de arte.  Pela expressão natural  e original. Suas obras foram temas de matérias em telejornais, e dois anos após a exibição da reportagem sobre Arthur Bispo, suas obras foram incluídas numa exposição do Museu de Arte Moderna do Rio, e desde 1992 suas obras foram tombadas e hoje encontran-se no antigo museu da Colonia onde Bispo viveu, sendo preservadas.
Esse tipo de arte,  descoberta que quando usada na Terapia Ocupacional, pode sem dúvida, auxiliar na reintegração do individuo na convivência social.  Ajuda as pessoas a expressarem suas emoções mais intimas, pode trazer de dentro do artista a beleza através da simplicidade do seu modo de ver as coisas ou a vida.


Bibliografia:
www.itaucultural.org.br


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READY MADE E O MOVIMENTO DADAÍSTA
PROFESSORA MÁRCIA




O ready made nomeia a principal estratégia de fazer artístico do artista Marcel Duchamp, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito. Essa estratégia refere-se ao uso de objetos industrializados no âmbito da arte, desprezando noções comuns á arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte, e referindo sua produção primariamente à idéia. Ele escolhe produtos industriais, realizados com finalidade prática e não artistica (urinol de louça,pá, roda de bicicleta), e os eleva a categoria de obra de arte.


É o caso de "Fonte", de 1917. Apresentada no Salão da Sociedade Novaiorquina de artistas independentes, constitui-se a partir de um urinol invertido. A operação que o caracteriza é o deslocamento de uma situação não artística para o contexto de arte. Tal operação é marcada por sua apresentação como escultura e assinatura.


A Fonte, obra que fez repercurtir o nome de Duchamp ao redor do mundo - especialmente depois de sua morte, está baseada nesse conceito de ready made: pensada inicialmente por Duchamp (que, para esconder o seu nome, enviou-a com a assinatura "R. Mutt", que se lê ao lado da peça) para figurar entre as obras a serem julgadas para um concurso de arte promovido nos Estados Unidos, a escultura foi rejeitada pelo júri, uma vez que, na avaliação deste não havia nenhum sinal de labor artistico. Com efeito, trata-se de um urinol comum, branco e esmaltado, comprado numa loja de construção e assim mesmo enviado ao júri, entretanto a despeito do gesto iconoclasta de Duchamp, há quem veja nas formas do urinol uma semelhança com as formas femininas, de modo que se pode ensaiar uma explicação psicanalitica, quando se tem em mente o membro masculino lançando urina sobre a forma feminina.


A inversão física do objeto corresponde a inversão de seu sentido, que se espelha no corpo do espectador. Do mesmo modo, "Porta Garrafas" (1914, readymade) e "Roda de bicicleta" (1913, readymade assistido) tiram partido de um deslocamento e manipulação do objeto para tornar o sentido de sua aparição critico.


Ao logo de seu trabalho, Duchamp termina por qualificar a produção de ready mades. A expressão se refere primariamente aos objetos, assim, de algum modo transformados, temos os Ready mades ajudados, retificados, corrigidos e recíprocos, segundo o modo pelo qual sua forma sofre interferência por parte do artista.


Movimento Dadaista ou Dadaímo


Duchamp é considerado o dadaísta por excelência.
O dadaismo foi um movimento artistico que surgiu na Europa no ano de 1916.
Possuia como caracteristica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais.
Portanto, o dadaismo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil : dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a  falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento. o típico propósito dadaísta de chocar o espectador (o artista, o crítico, o amador de arte), choque que caracteriza a atitude das vanguardas (que necessitam desse choque para reformular o conceito de arte) e persiste frequentemente na arte contemporânea.


Caracteristicas Principais do Dadaísmo

- Objetos comuns  do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artistico
- Irreverência artistica
- Combate as formas de arte institucionalizadas
- Critica ao capitalismo e ao consumismo
- enfase no absurdo e nos temas e conteudo sem logica
- uso de varios formatos de expressao (objetos do cotidiano, sons , fotografias, poesias, musicas, jornais, etc...) na composição das obras de artes plasticas
- forte carater pessimista e irônico, principalmentecom relação aos acontecimentos politicos do mundo
 

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